Flor Maria-sem-vergonha: conheça todos os cuidados
20 de junho de 20215 Plantas de Interior Resistentes para Cultivar
25 de julho de 2021Atualizado em 10 de fevereiro de 2024 por Casa Maria Lucia
Você sabe como surgiu o significado das flores que conhecemos hoje? A história da simbologia das flores vem de longe e é curiosa e muito interessante.
A presença das flores, seja como objeto de decoração, presente ou recordação, faz parte da sociedade há muito tempo. Tanto na Europa, como no Brasil ou em outras partes do mundo, o costume se disseminou rapidamente.
E o ato de se oferecer uma flor vinha acompanhado não somente da sua beleza e do seu perfume ,mas também carregava um conteúdo com significância.
Seja para simbolizar o amor ou a amizade, dar uma rosa é sempre um gesto afetuoso, não é mesmo?
Achei tão interessante esta pesquisa, que gostaria de dividir com vocês. Busquei retratar aqui os pontos mais relevantes e que ao mesmo tempo nos permitem ter uma ideia melhor de como surgiu essa simbologia em torno das flores.
Como foi criada essa Simbologia em torno do Significado das Flores?
Desde 5.000 a.C, já se cultivavam rosas na Mesopotâmia. Entretanto, foi em Roma que as flores passaram a ser produzidas em escala e então largamente comercializadas.
Você sabia que existe até um nome para a prática de atribuir significados às flores e utilizá-las como forma de comunicação? Essa prática é conhecida como floriografia.
A floriografia se tornou uma forma bem popular de expressar sentimentos numa época em que a etiqueta social impunha restrições severas ao diálogo ou à comunicação direta das emoções e intenções.
Especialmente entre aqueles que não podiam expressar abertamente seu interesse romântico um pelo outro.
Foi na era vitoriana, principalmente na Inglaterra do século XIX, que essa prática se popularizou amplamente.
O Guia “Le Langage des Fleurs”
O espírito da época em relação ao interesse pelas flores e seus significados simbólicos começou a ser registrado em editoriais ou guias.
Por exemplo, “Le Langage des Fleurs” é um título que foi usado na França por vários livros sobre o tema ao longo dos anos.
A confusão sobre a autoria e a data exata de publicação é comum, dado que muitos desses livros foram publicados anonimamente ou sob pseudônimos na França do século XIX.
Além disso, a prática de atribuir significados simbólicos às flores era uma moda que atravessava as fronteiras nacionais, com publicações semelhantes aparecendo em vários países europeus.
De autoria de Charlotte de la Tour, o “Le Langage des Fleurs” foi um dos editoriais que se popularizou em toda a Europa como uma espécie de dicionário.
Cada Detalhe um Significado
Tal dicionário, bastante preciso inclusive, discorre sobre o significado de cada flor, detalhando as espécies com algumas características peculiares.
A autora dá instruções, por exemplo, da forma como se deve segurar a planta no momento da entrega. O que pode mudar o significado do presente passando de um galanteio a uma ofensa.
Até a direção para a qual as flores eram inclinadas podia alterar o significado da mensagem. A forma de entregar o buquê (por exemplo, entregue de mão em mão ou deixado à porta) podia acrescentar nuances à comunicação.
E a presença ou não de espinhos e folhas também tem seus por menores. Imaginem, quanto coisa a se observar…
Esse tipo de livro foi traduzido para diversos idiomas, e o gênero se popularizou, inclusive, em países latinos.
No entanto, esse sistema de comunicação não era unificado, não!
Diferentes culturas e até diferentes regiões poderiam atribuir significados variados às mesmas flores.
O que exigia que as pessoas estivessem familiarizadas com as convenções locais para interpretar do jeito certo as mensagens recebidas.
O Significado das Flores registrado em Carta
Esses guias eram especialmente populares entre a classe média e alta da sociedade vitoriana, tanto que a troca de arranjos florais se tornou uma prática comum para uma ampla gama de ocasiões em diversos países.
Sabe-se que em 1716, a embaixatriz inglesa em Constantinopla (atual Turquia) registrou em carta o especial costume de comunicação através das flores. Ela ficou tão encantada com o hábito local, que escreveu a uma amiga comentando sobre o significado das flores para aquele povo.
Segundo a embaixatriz “não havia cor, flor, erva, fruto ou folha que não guardasse uma expressão correspondente capaz de comunicar declarações de amor, insultos, disputas ou sentimentos de amizade, sem mesmo manchar os dedos de tinta”
O Significado das Flores no Brasil
Já no Brasil, em meados da década de 1830, o pintor e professor francês, fundador da academia de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, Jean-Baptiste Debret descreveu as flores como uma forma de comunicação comumente utilizada aqui no país.
Em seus relatos de viagem ao Brasil, Debret explica como as flores eram usadas por pessoas sem acesso à educação formal para transmitir mensagens ao amado.
As boas normas de conduta não permitiam que as pessoas flertassem abertamente. Por isso, o uso das flores era uma forma simbólica de transmitir mensagens e demonstrar o afeto por outra pessoa ou até mesmo utilizadas para marcar a hora de um encontro.
E não parou por aí. O livro Dicionário do bom gosto, em verso, ou nova e genuína linguagem das flores, frutos e etc… , publicado em 1847, trazia não somente o significado das flores, mas também a combinação da linguagem com uso de bengalas, livros, cores de papel de carta e o que fosse possível para transmitir mensagens sem, de fato, utilizar a escrita.
Esses livros rapidamente se popularizaram no Brasil. O reflexo foi visível no cotidiano de quem buscava uma forma sutil de transmitir uma mensagem a outra pessoa, sobretudo entre casais.
O significado das flores se eternizou por aqui, por exemplo, no livro A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, em que, em um trecho, os personagens passeiam pelos jardins. Nesse momento é citado o dicionário das flores; onde as acácias significam um “sonhei contigo” e o Amor-perfeito, “existo para ti só”.
Como comentei anteriormente, o significado das flores, pode variar de acordo com a cultura e com o país, com o período em questão e com detalhes como a cor da espécie.
Então, se você ficou curioso e quer conhecer algumas mensagens que as flores carregam, veja esta lista com o significado de mais de 20 espécies de flores.
VEJA TAMBÉM: Flor Rosa do Deserto: Um Guia Completo de Cuidados
Significado de Algumas Espécies de Flores
- Ageratum: representa a limpeza e a renovação espiritual.
- Azaleia: na cultura chinesa, representa a feminilidade, a elegância.
- Amarilis: se relaciona à elegância, altivez. Indica admiração por quem está recebendo as flores. Na igreja católica, quando disposta em vaso com três flores, representa a Santíssima Trindade.
- Astromélias: representam união e paz. É utilizada como símbolo de amizade e felicidade. Pode também ser utilizada como uma mensagem de saudade ou pedido de desculpas.
- Azaleia: simboliza a perseverança. Está relacionada à alegria de amar. As cores são variadas: o vermelho transmite a mensagem de que se amava a pessoa há algum tempo; e a branca indica romance.
- Begônia: está relacionada à lealdade e à inocência. Significa felicidade e cordialidade, e pode ser usada para representar a pureza do amor.
- Bromélia: ligada à resistência, essa flor representa a inspiração.
- Camomila: ela representa a cura, além de prosperidade e força. Diz-se que, se plantada ao redor da casa, afasta a inveja. Na cultura anglo-saxônica, a Camomila é tida como uma das nove ervas dadas ao mundo por Odin.
- Cravo: o cravo é dual, representando a entrega e também a liberdade. É uma flor que simboliza o amor verdadeiro. Na cor branca diz “adorável”, na cor rosa “nunca te esquecerei”, na versão de dois tons ” não posso estar com você”. Porém, na cor amarela sugere “indiferença”.
- Crisântemo: por muito tempo, os italianos achavam que essa rosa trazia azar. Em Roma, contudo, hoje o crisântemo simboliza perfeição e simplicidade. O significado varia de acordo com as cores. O branco representa sinceridade, honestidade, enquanto o amarelo simboliza felicidade e plenitude.
- Gérbera: simboliza a alegria da vida. É uma planta que traz vivacidade aos ambientes e representa também simplicidade.
- Girassol: com suas cores quentes representam a alegria, a lealdade e a vitalidade.
- Impatiens: pode ser presenteada para acalmar em casos de tensão e ansiedade. Representa a paciência, a calma.
- Jasmim: em parte da Ásia, é usada como amuleto de proteção. Representa o sagrado feminino, a delicadeza e a luminosidade. Na França, é utilizada como tradição de aniversário de 66 anos de casamento. Também é relacionada à boa sorte no casamento e simboliza o amor divino.
- Kalanchoe: também chamada de Flor-da-fortuna, simboliza prosperidade e felicidade.
- Lírios: diferentes cores de Lírios trazem significados distintos. Os de cor-de-rosa representam prosperidade, os brancos, a pureza da alma, os vermelhos significam paixão, os de cor laranja, orgulho, já os amarelos, gratidão. De uma forma geral, presentear com Lírios simboliza a admiração por quem recebe essas flores.
- Lisianthus: remete à delicadeza, doçura. Seu próprio nome (lisos) quer dizer maciez, lembrando suas pétalas delicadas.
- Lótus: por ser uma planta que floresce na água, em muitas culturas orientais, elas significam pureza e iluminação. Na mitologia grega a flor de lótus representa o renascimento e auto-regeneração.
- Margarida: representa a pureza, o afeto e a bondade. É a promessa de um amor verdadeiro e puro. Remete à infância e à inocência.
- Orquídea: estão relacionadas à perfeição, à pureza espiritual, além de simbolizarem a riqueza, exaltam a beleza e representam amor e desejo.
- Rosa é a mais comumente usada para demonstrar o amor, respeito e admiração por alguém. As cores dão diferentes significados. Por exemplo, as rosas vermelhas simbolizam um amor intenso e o desejo, enquanto as brancas representam inocência e beleza.
- Sálvia: significa devoção. Na cor azul diz “só penso em você” e na cor vermelha, ” para sempre minha”
- Tulipa: são ícones de beleza em todo mundo e representam o amor verdadeiro. As brancas são utilizadas para pedir desculpas a alguém. Já as amarelas transmitem alegria e prosperidade. As vermelhas estão mais relacionadas ao amor e, muitas vezes, presentes em buquês ou festas de casamento.
- Violeta: representam modéstia e lealdade. Para os antigos gregos, eram um símbolo de fertilidade e até mesmo utilizadas em poções do amor.
Enfim, perceba que listei apenas as flores mais comuns e não cheguei nem perto de listar todas as espécies com seus significados, pois são muitas mais.
Conte se você já conhecia sobre a variedade da simbologia das flores!