Plantas com Flores de Sol Pleno
11 de agosto de 2020Costela de Adão
26 de agosto de 2020Atualizado em 2 de agosto de 2021 por Anne M.
Tem uma Rosa do Deserto em vaso e ela floresce pouco? Talvez algumas das dicas abaixo sejam para você.
As raízes suculentas da Rosa do Deserto dão as pistas de uma planta nativa de regiões desérticas, assim sendo, conseguem viver com pouca quantidade de água.
Esse arbusto pode atingir até 4 metros de altura em ambientes naturais. Contudo, quando plantados em vasos, seu porte é bem menor, de tal forma que têm a aparência de bonsais.
Gostam de climas quentes e secos; não suportam regiões úmidas e com geadas. Se você mora em regiões com estas características, mantenha sua planta dentro de casa nesse período e regue o mínimo possível.
A Rosa do Deserto é uma planta incomum e bastante interessante com seus troncos retorcidos. Alguns colecionadores conduzem as raízes com amarrações. Como resultado, a parte exposta do caule cria efeitos arrebatadores.
Dicas de Poda na Rosa do Deserto
O objetivo da poda é manter sua planta com o aspecto mais ramificado e compacto e, além disso, estimular a floração.
Alguns cuidados básicos de jardinagem, porém, devem ser observados no momento de podar a sua Rosa do Deserto:
- Não podar em períodos chuvosos;
- Use estilete ou tesoura bem afiados e limpos;
- Corte os galhos sempre na diagonal;
- Faça a poda como um todo tentando deixar um formato piramidal;
- Seque o local do corte com um papel absorvente;
- Sele com um fungicida;
Após a poda, abuse da exposição ao sol
Tipos de fungicidas
Aqui o objetivo é proteger sua planta de fungos e bactérias e ajudar na cicatrização.
Use extrato de própolis ou canela. Para selar o corte e não deixá-lo exposto você pode usar também qualquer marca de cola instantânea.
Qual tipo de substrato usar ?
Tenha em mente que o melhor substrato para plantas de deserto é o arenoso; aquele composto por pedacinhos, permitindo o escoamento total da água, mantendo assim as raízes secas.
O que pode conter no substrato?
- Terra vegetal
- Carvão
- Casca de pinus
- Fibra de coco lavada
São alguns exemplos.
Como adubar a Rosa do Deserto?
Para conseguir uma planta bonita, de tal forma que sempre floresça, ela deve ser adubada corretamente desde o início, quando a planta ainda está jovem.
É muito comum o produtor já disponibilizar a planta florida ou em botões nos vasos. Lindíssimas quando compramos. Contudo, também é comum a planta não dar mais flores. É provável que seja por deficiência de adubação ou, ao mesmo tempo, falta de sol.
Durante o crescimento, alguns especialistas sugerem o uso do fosfato e do osmocote, posteriormente um adubo simples NPK. Assim como, também, o Cálcio ou a farinha de osso para evitar, por exemplo, alguns tipos de pragas como a colchonilha.
Você pode se interessar também por:
Como regar a Rosa do Deserto
Antes de mais nada, a quantidade de água que sua Rosa do Deserto vai precisar depende de qual região do Brasil você está.
Em climas mais úmidos como no do Sul do país, deixe sua Rosa do Deserto sem água por muito tempo. Por outro lado, em regiões secas, observe se o solo já está totalmente seco, para fazer a próxima rega.
Lembre-se, água em excesso pode apodrecer a raiz.