Como cuidar da Zamioculca
25 de agosto de 2021Espada-de-São-Jorge: Veja como Cuidar, Tipos de Propagação e Adubo
21 de setembro de 2021Atualizado em 7 de fevereiro de 2024 por Casa Maria Lucia
Plantas de interior que são saudáveis para cães e gatos. Conheça 15 plantas não tóxicas para ter em casa que afastam o perigo para nossos pets.
Se você está lendo este post já sabe o quanto os cães e gatos são curiosos com as plantas que estão ao alcance de uma mordida ou uma cheirada.
Contudo, certas plantas, quando ingeridas, podem ser tóxicas para cães e gatos. As consequências são tremores, salivação e convulsões ou algo pior.
É nosso papel protegê-los e ter em casa plantas que são seguras tanto para cães como gatos.
Em contrapartida, muitas plantas perfeitas para cultivo no interior de casa e apartamento não oferecem segurança para os bichinhos, como por exemplo a Zamioculca e a Espada-de-São-Jorge.
E dentre essas plantas algumas provocam reações imediatas, pois tem dentre os princípios ativos, substâncias químicas com maior toxidade. Outras trazem riscos apenas se ingeridas. Como devemos fazer então?
Observe seu bichinho interagindo com as plantas, alguns são mais curiosos que outros e gostam de novidades. Nesses casos tente dificultar o acesso à planta que ofereça risco.
Seja como for, fica a pergunta: porque cães e gatos mastigam, comem e cheiram plantas?
Alguns acreditam que seja para ajustar alguma deficiência nutricional. Outros afirmam que eles comem plantas para ajudar no processo de digestão das bolas de pelo. Ou pode ser ainda para tentar acalmar dores de estômago.
Segue uma lista de plantas de tamanhos e cores variados, para ter em casa, que são seguras para cães e gatos de estimação.
1 – Confete (Hypoestes phyllostachya)
A Confete ganhou esse nome popular pois suas folhas são salpicadas de pontinhos coloridos que se unem formando lindos desenhos sobre o verde. Você vai encontrar espécies salpicadas em tons de vermelho, rosa, branco, creme e também vermelho vivo.
Cultivo
É uma planta rústica de fácil cultivo. Ficam lindíssimas se usadas como forração de jardins. Em vasos, mantenha a umidade do solo e evite temperaturas baixas.
2 – Peperômia (Peperomia caperata)
A Peperômia caperata é uma planta linda, ideal para locais sombreados que não recebem tanta luminosidade. Suas folhas atrativas, abundantes, possuem veios nervurados com um verde intenso e corte arredondado.
Cultivo
Deve ser mantida em sombra ou meia-sombra, com regas moderadas. Espere que o substrato esteja seco entre uma rega e outra. Apesar do aspecto delicado é uma planta resistente que não requer muitos cuidados. Fertilização mensal, de preferência na primavera e verão.
3 – Samambaia Americana(Nephrolepis exaltata)
Popular e muito utilizada como planta de interior, as Samambaias Americanas são tranquilas e seguras para cães e gatos. Suas folhas verdes em tons claros surgem semi-eretas e volumosas e ficam lindas em vasos.
Cultivo
Utilize vaso com boa drenagem e substrato aerado. Mantenha o solo úmido e escolha local com luminosidade abundante. Leia dicas rápidas sobre as Samambaias clicando aqui.
4 – Orquídea (Orquidaceae)
As Orquídeas combinam com diferentes ambientes, e independente da espécie, as plantas da família Orchidaceae são seguras para cães e gatos.
Cultivo
No geral, as orquídeas cultivadas em regiões mais secas devem ser regadas diariamente, já em climas amenos e úmidos as regas podem ser moderadas. Apreciam meia-sombra com luz indireta brilhante.
5 – Fitônia (Fitonia albivenis)
A Fitônia, também muito conhecida como Planta-mosaico, tem as folhas marcadas por nervuras em tons de branco. Você pode facilmente encontrar no mercado as nervuras em tons de vermelho rosa e amarelo. São uma graça.
Cultivo
Gosta de bastante umidade, tanto que é uma planta muito usada na composição de terrários. Mantenha o substrato constantemente úmido, sem encharcar. Em época de seca, borrife as folhas da Planta-mosaico mais de uma vez ao dia. Prefira os vasos rasos e com boca de diâmetro mais largo. Cultive-a em locais sombreados, sem a incidência direta da luz solar.
6 – Bromélia Coral (Aechmea fulgens)
A Bromélia-coral assim como outras da família Bromeliaceae são todas plantas seguras para cães e gatos. Vou falar aqui especialmente da Bromélia-coral pois é a grande queridinha para cultivo em sombra. Seu maior atrativo, além de ser uma planta resistente são a exuberância de suas flores e logo então os frutos que surgem e duram por alguns meses.
Cultivo
Gosta de sombra e meia-sombra e bastante umidade. O substrato deve ser leve como por exemplo casca de coco ou lascas de madeira. Alimenta-se principalmente através de suas folhas, que devem ser frequentemente regadas. Utilize adubo foliar.
7 – Pata de elefante (Beaucarnea recurvata)
A Pata-de-elefante é também conhecida pelo nome de Nolina. Tem um caule lindíssimo, muito atrativo além é claro, da exuberante cabeleira de folhas.
Cultivo
A Pata de Elefante precisa de bastante luz. Como em seu ambiente natural, ela cresce em áreas muito ensolaradas, você pode cultivá-la em pleno sol ou em luz indireta bem forte. Quanto a rega, suporta algum período sem água. Gatinhos gostam de brincar com suas folhas que se movem facilmente ao menor ventinho.
8 – Hera Roxa (Hemigraphis Alternata)
Um luxo de tons de roxo avermelhado indo até o verde cinzento. Pode ser usada como forração de jardim criando um volumoso e exótico visual. Aliás sua variação com folhas enrugadas e retorcidas são chamadas de Hemigraphis Exótica.
Cultivo
Planta de sombra e meia-sombra gosta de substrato rico em matéria orgânica e bem drenável. Tipicamente tropical, não tolera frio intenso. As regas devem ser regulares verificando o solo seco para a próxima rega.
9 – Veludo roxo (Gynura aurantiaca)
Outra maravilha com tons roxeados. O Veludo Roxo é uma trepadeira com folhas recortadas e suculentas. Pode ser cultivada tanto em jardins como em vasos. É uma planta de meia sombra que também aceita ambientes internos desde que tenha luminosidade abundante. Contudo à sombra suas folhas podem tender mais ao verde que ao roxo.
Cultivo
Assim como as Begônias, o Veludo Roxo não gosta de água nas folhas. Faça podas regulares para que a planta permaneça viçosa e atraente. Aproveite para fazer novas mudas. As flores têm um odor desagradável e podem ser retiradas.
10 – Violeta (Saintpaulia ionantha)
As violetas são pequenas e já bastante conhecida de todos nós. São perfeitamente saudáveis para nossos bichinhos. Leia tudo sobre as Violetas clicando aqui.
11 – Palmeira Areca (Dypsis lutescens)
A Palmeira Areca é de crescimento rápido muito utilizada em vasos em ambientes internos. Para manter a planta saudável, faça rodízio com períodos de sol pleno e meia sombra.
Cultivo
A Palmeira Areca gosta de solo leve, bem drenado, rico em matéria orgânica. Como aprecia umidade, mantenha regas regulares.
12 – Planta Aranha (Chlorophytum)
De porte pequeno e folhas alongadas o colorido branco e verde é um charme só. Usada tanto em ambientes internos quanto em áreas externas, a Planta Aranha é também conhecida como Gravatinha ou Clorofito e é da turma amiga dos pets.
Cultivo
Existe uma diferença na hora de escolher o local da casa para cultivar seu Clorofito. Se for na sombra escolha o que possui folhas com o meio claro e as bordas verdes. As outras variedades, folhas toda verde ou folhas com centro verde e borda clara, preferem sol ou meia sombra. Em ambientes internos, uma a duas regas na semana. Em áreas externas ofereça água mais vezes pois todas elas apreciam solo com mais umidade.
13 – Lágrima de Bebê (Soleirolia soleirolii)
Tipicamente rasteira, a Lágrima de Bebê vai cobrindo o solo e se ramificando facilmente criando raízes. Mas fica uma fofura também plantada em vasos, criando um formato arredondado. É muito ramificada e com folhas pequenas. Possui espécies de vários tons de verde e ainda variegada. Planta super segura para cães e gatos pois é uma considerada comestível, utilizada em saladas.
Cultivo
Gosta de umidade a ponto de ser utilizada também para montagem de terrários. Mantenha o solo drenado e úmido sem encharcamento. Pode ser cultivada dentro de casa, com luz indireta ou a meia sombra. No período do inverno diminua a quantidade de regas para não encharcar as raízes.
14 – Gloxinia (Sinningia speciosa)
A Gloxinia tem as folhas aveludadas assim como as das Violetas. Suas flores são uma beleza a parte, de diversas cores e algumas espécies tem mesclas. Nativa do Brasil, possui bulbo abaixo da terra, que entra em dormência no inverno, aparentando ter morrido, perde todas as flores e folhas.
Cultivo
No inverno deixe o vaso em local sem sol e sem água. No início da primavera volte a regar regularmente e coloque o vaso em local bem iluminado, de preferência a meia sombra. Sua planta voltará a brotar maravilhosa.
15 – Planta-zebra (Haworthia fasciata)
Uma suculenta maravilhosa! A Planta-zebra forma moitas nos vasos, com folhas grossas que acumulam muita água. Possuem estrias brancas, de onde vem o nome zebra.
Cultivo
Não gosta de frio extremo com temperaturas abaixo de 5º C. Como acumula bastante água em suas folhas, permite um tempo maior sem regas. Se desenvolve melhor a meia sombra. Sol pleno pode queimar suas folhas. Se cultivada à sombra, deve-se mudar a iluminação após alguns meses, oferendo sol para que sua planta não definhe.
Existem outras plantas que também são seguras para cães e gatos. Listamos aqui as mais comuns ou que encontramos facilmente à venda em floras e mercados.
Se você possui alguma espécie em casa que também é amiga dos pets, comente aqui embaixo.
3 Comments
Parabéns pelas dicas maravilhosas, aprendi muito obrigada. Simplesmente amei.
Obrigada Suelane! Fico feliz em ter ajudado de alguma forma. 😉
Muito obrigada pela lista de plantas permitidas para nossos animaiszinhos!