Lírio da Paz
9 de setembro de 2020Cultivo de Orquídeas
23 de setembro de 2020Atualizado em 24 de agosto de 2021 por Anne M.
Plantas para Banheiro: vamos invadir de verde mais um espaço da sua casa.
Bom, todos concordam que o banheiro é o lugar mais úmido da nossa casa, certo?
Além disso, podemos dizer que, se o seu banheiro for como a grande maioria dos banheiros, eles têm alguns pontos em comum. Tem baixa luminosidade, geralmente as janelas são pequenas, às vezes um basculante, ou com vidros translúcidos. Outros são mais iluminados com janelas maiores, porém o que reina em ambos os casos é a umidade.
Então, nosso objetivo aqui é escolher plantas que gostam de umidade e se desenvolvem em ambientes com pouca e média luminosidade.
Dessa forma, os banheiros são ambientes perfeitos para plantas que se desenvolvem no solo das florestas tropicais, sujeitas a maior umidade e sombreadas por plantas maiores.
Se o seu banheiro, aparentemente, não dispõe de espaço, abuse dos cantinhos, ou por outro lado, explore paredes e teto. Use vasinhos miniatura e/ou vasos pendentes. Além de ser uma maneira de alegrar e mudar a decoração.
Pensando também no tamanho dos banheiros, na variedade de espaços, decerto que o melhor é dividirmos nossa lista de plantas para banheiro em duas; plantas de porte pequeno e médio.
Plantas para Banheiro de Porte Pequeno
1 – Hera-Roxa (hemigraphis alternata)
Muito usada como forração em jardins devido ao seu colorido contrastante arroxeado. A sua variação exótica tem as folhas mais enrugadas e retorcidas nas bordas, são belíssimas. Ficam lindas em composições com vasos coloridos e também de barro.
Crescem no máximo até 30 cm, gostam de umidade e temperaturas mais quentes. A rega da Hera-Roxa deve ser feita após verificação do solo.
2 – Hera Inglesa (Hedera helix)
Existe uma variedade grande de espécies com folhas pequeninas ou maiores, folhas manchadas, variegadas, amareladas ou branquinhas. As Heras são naturalmente uma planta rasteira, porém podem ser usadas como pendentes em vasos suspensos e, se tiverem algum apoio, usadas como plantas trepadeiras. A minha preferida, a Hera Inglesa, é uma espécie com folhas pequenas variegadas e aspecto delicado.
Escolha vasos mais rasos para que suas raízes não corram o risco de ficarem encharcadas. Mantenha no local mais bem iluminado do seu banheiro. As regas são regulares, observando a necessidade do solo. Faça mudas facilmente com os ramos que já desenvolveram pontinhas de raiz.
3 – Musgo Tapete (Selaginella krausiana)
O Musgo Tapete é uma planta de sombra e que não tolera o frio. E apesar do nome popular, não é um musgo, e sim uma Selaginela. Muito utilizada para compor terrários e jardins de inverno, pois suporta ambientes com muita umidade e baixa luminosidade. Nesta foto ela compõe um arranjo junto de outras Selaginelas. Repare como ficaram lindas entremeadas com pedras.
Por ser uma planta sensível à falta de água, o banheiro pode ser um local estratégico para ela. Esteja atento pois as regas devem ser frequentes.
4 – Fitônia (Fittonia)
Essa pequenina é perfeita para os banheiros pois gostam de ambientes mais quentes e úmidos. A Fitônia é encontrada nas cores rosa e verde, branco e verde e verde e vermelho. Em ambientes menos iluminados elas tendem a diminuir o contraste de cores entre suas folhas e os veios. Mas não perde sua beleza.
Escolha vasos mais rasos e com boca ampla. Contudo, tenha cuidado com as regas, pois muita água pode causar o apodrecimento das raízes.
5 – Mini-Samambaia-Havaiana (Polypodiales)
Folhas delicadas e verdinhas, a Samambaia Havaiana fica uma graça como planta para banheiro. Aprecia muita umidade e sombra. Borrifos de água em suas folhas vão deixá-la mais hidratada.
Para o substrato , além de terra, areia e humus de minhoca, misture um pouco de carvão ativado; as samambaias adoram e suas folhas ficam com um verde mais vivo. A rega devem ser em pouca quantidade, porém constante durante a semana. A adubação deve ser mensal e mais rica em nitrogênio.
6 – Dinheiro-em-Penca (Callisia repens)
Dinheiro-em-Penca ou também chamando de Tostão pode ser usada tanto como planta pendente ou plantada em pequenos vasos. Gosta de muita luminosidade e se desenvolve rápido mesmo em ambientes internos. O ideal é que se façam podas regulares para que ela mantenha o aspecto mais denso. Além disso, é muito fácil para fazer novas mudas através dos ramos.
Deixe o substrato secar para fazer a próxima rega. Em ambientes de sombra seu tom é de verde mais intenso e, se exposta ao sol, ela assume tons mais avermelhados, fica muito bonita também.
7 -Mini-Espada-de São-Jorge (Sansevieria)
Uma das plantas mais resistentes para se cultivar. Não precisa de grandes cuidados com solo, rega e adubação. Se adapta bem tanto em sol pleno quanto em sombra. E elas também funcionam como plantas para banheiro? Claro que sim, pois além de tudo ainda são resistentes à baixa luminosidade.
São várias as espécies, e tamanhos da Espada-de-São-Jorge, escolha a que melhor se adapta ao seu espaço.
Plantas para Banheiro de Porte Médio
8 – Bambu-da-Sorte (Dracaena Sanderiana)
O Bambu da sorte fica lindo no banheiro se cultivado em vaso com água. Entretanto, tenha alguns cuidados:
- a água não deve ultrapassar 3 cm da planta;
- troque a água uma vez por semana
- utilize água mineral;
- se for utilizar a água da torneira, deixe-a descansar por 24 horas para que evapore o cloro;
- o vaso, a planta, assim como as raízes devem ser lavados completamente mensalmente.
Assim você terá uma planta saudável e bonita que dura muitos anos.
9 – Orquídea Borboleta (Phalaenopsis)
Mesmo que você ainda não cultive orquídeas, se aventure e coloque uma Orquídea Phalaenopsis no seu banheiro. É a orquídea menos exigente para cultivo. Suas florações são longas, de até 3 meses. E a beleza das flores, nem preciso comentar. Tudo vai dar certo se você tiver um banheiro ventilado. Elas gostam de umidade e sombra.Os cuidados que você precisa ter:
- rega de 2 a 4 vezes na semana, dependendo da região que você mora;
- nunca jogue águas nas flores nem mesmo no miolo das folhas:
- não deixe as raízes encharcadas;
- escorra sempre toda a água que se acumular no fundo do vaso;
- corte as hastes depois que as flores secarem;
- adube de 15 em 15 dias.
É comum nas Phalaenopsis as folhas da base amarelarem e apresentarem manchas escuras; é só retirar a folha.
10 – Zamioculca (Zamioculcas)
A Zamioculca é uma das plantas mais conhecidas quando se fala em plantas para ambientes internos e de sombra mais intensa. Assim como, a sua fama de planta resistente. Recomendada para quem não dispõe de muito tempo para cuidar das plantas, uma vez que requer poucas regas na semana, além de suportar períodos mais longos sem água.
Se o seu banheiro se encaixa na categoria de pouca luminosidade, esta seria a planta ideal. Leia mais sobre os cuidados com a Zamioculca aqui.
11 – Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)
Com folhas largas lindíssimas a trepadeira Costela de Adão pode ser cultivada em vasos convencionais ou com água. Se for cultivá-la na água, coloque pedras no fundo para segurar as raízes e evitar o tombamento do vaso. Troque a água a cada semana e acrescente gotinhas de água sanitária.
Existem variedades de porte pequeno e variegadas, com folhas todas brancas ou amareladas ou ainda metade brancas e verdes. Ideal para aqueles banheiros com muita luminosidade. As regas devem ser mais frequentes se a região for de temperaturas mais altas. Aprenda um pouco mais sobre a Costela-de-adão aqui.
Leia também:
12 – Lírio-da-Paz (Spathiphyllum wallisii)
Muito sensível a falta de água, o Lírio-da-Paz é forte candidato a ocupar um espaço nas suas plantas para banheiro. Primeiramente, porque floresce fácil. Além disso, gosta de estar com o solo sempre úmido e ademais, aprecia borrifos de água em suas folhas. Sua principal característica é mostrar sinais marcantes quando está precisando de água. Suas folhas murcham rapidamente. Nesse sentido é uma boa planta para os jardineiros distraídos.
Suas florações acontecem no início do ano até março e novamente no meio do ano. Alguns cuidados podem fazer com que floresça abundantemente. Aprenda mais um pouco sobre o Lírio-da-Paz aqui.
13 – Jibóia (Epipremnum pinnatum)
A Jiboia faz a alegria dos jardineiros iniciantes. É uma planta versátil e bastante cultivada como plantas para banheiro:
- se adapta em sol pleno, sombra ou meia-sombra;
- pode ser trepadeira, pendente ou constantemente podada para manter-se pequena;
- se reproduz muito facilmente por estacas ou folhas;
- pode ser cultivada também na água;
- regas, 2 vezes na semana ou menos;
- resistente à pragas.
Se quiser saber um pouco mais sobre o cultivo da Jiboia é só ver aqui.
Então, qual planta você já tem no seu banheiro? Ou você está começando agora o cultivo?
Conte aqui abaixo sua experiência, isso ajuda os outros leitores e enriquece de informações nossa comunidade.
38 Comments
Tenho 8
Como posso ter flor de maio saudáveis às minhas ficam rodeada depois mucha?
Eu tenho no meu banheiro mais Antúrio que se deram muito bem, onde moro é tão quente que até as rosas do deserto e os cactos precisam passar por um período de adaptação. Os Antúrios morriam, então resolvi colar no banheiro e deu super certo.
Obrigada pela dica tenho quase todas, mais não sabia que poderia por no banheiro,top demais sua dica amei adoro plantas
Bom dia adorei as dicas das plantas, só gostaria de saber pôr que falam que a sambambaia não pode ficar dentro de casa
Olá Iracema!
As samambaias são plantas tipicamente de florestas tropicais úmidas, mas também se desenvolvem em outros lugares quentes e úmidos onde haja bastante sombra.
As minhas sambambaias sao lindas, ficam numa varanda toda fechada, so recebem um pouco de luz do portao que e bem grande, molho frequentemente e adubo sempre, elas trazem muitas energias boas para casa, cartao postal de quem passa na rua, todos param para apreciar.
Imagino que lindas devem estar suas Samambaias Celia. Obrigada por nos contar.
Amo samambaia
Dizem que traz desarmonia no lar e muita fofoca.
quem é fofoqueiro e adora disseminar discórdia, não precisa de uma planta dentro de casa para isso… ohhh gente que acredita nesses folclores.
Porque plantas pendentes levam nosso subconsciente a melancolia. Pessoas com tendência às depressão ficam mais suscetíveis. Para anular este efeito basta colocar debaixo uma planta que cresce para cima, como zamioculcas, dracenas, bambus da sorte…
Não concordo.tenho muitas plantas pendentes dentro de casa e isso me faz sentir mais feliz!
Concordo plenamente,minha casa hoje é uma Mine floresta, antes eu era depressiva.depois que enchi a casa me alegram.
se a pessoa tem tendência à melancolia, não será uma plantinha linda que vai desencadear isso. É melhor procurar um terapeuta pra isso. Plantas trazem alegria, harmonia. Quando cuidamos das plantas, o tempo passa e nem percebemos.
Concordo plenamente.
Exatamente!
As samambaia pedem ficar sim dentro de casa mas precisa estar próximo a janela porque elas gostam de luz
Porque elas soltam espóros (aquelas bolinhas pretinhas que você vê no verso da folha) e eles fazem mal se são inspirados.
Amo essas novidades
Adorei as dicas! Sou apaixonada por plantas! Tenho muitas e estou aprendendo a cultivá-las!!!!! Obrigada!!!!!
Amei as dicas!
Não consigo cultiva a flor de maio e aflor de cera,sou de santa bárbara , interior aqui o clima e moderador quente e frio. Gosto dessas plantas.mas morre em minha mãos.o que faço.
Adorei as dicas nem sabia que dava pra fazer muda pela folhas que legal valeu
Adorei as dicas tenho várias suculenta mas as minhas não desivolve bem e as outras plantas lírio antúrio coloco vitaminas adubos mas assim mesmo não dão flor.
Bate casca de banana o liquidificador
É ótimo pra florir, pra suculenta então, elas dão flor rapidinho, pode café tbm, pode usar o que vc já passou, eu misturo tudo até as cascas de legumes verduras, é adubo orgânico as plantas amam.
As dicas sao muito boas
Gratidão
Como posso adquirir a planta com o nome hera inglesa sou louca por ela
Adoro as jibóias. Tenho algumas a muitos anos q decoram muito o ambiente. São resistentes até a falta de água. São lindas!
Obrigada pelas dicas
Adorei essas dicas,de como cuidar do lírio da paz,o meu estava com as folhas murchas,e assim que vi o que fazer,deu um ótimo resultado
Me falaram que violetas gostam de ficar no banheiro. É verdade isso? Não sei como cultivá-la .obg
Olá Deomaria! As violetas podem ser cultivadas no banheiro sim pois adoram umidade e sombra.
Queria saber como cultivar orquídeas aqui no nordeste Recife PE EU ACREDITO que aqui é muito quente será ?
Olá Maura! Algumas orquídeas lindas são nativas do Nordeste, como por exemplo a Cattleya labiata. O importante é você criar um ambiente favorável para a espécie que você quer cultivar. Evite as orquídeas que precisam de altitude e frio, já que você está no nível do mar.
Meu lírio da paz não dá flor que devo fazer
Oi Fátima! Veja o grau de luminosidade em que ele está. A Luz faz toda a diferença para o surgimento das flores. Além disso mantenha a adubação em dia!