Plantas Grandes para Sala de Estar

anturio com flores vermelhas
Antúrio com Folhas Amarelas: Saiba como Evitar
16 de março de 2024
planta flor de cera
Planta Flor-de-Cera: Dica Especial para Iniciantes
26 de março de 2024
anturio com flores vermelhas
Antúrio com Folhas Amarelas: Saiba como Evitar
16 de março de 2024
planta flor de cera
Planta Flor-de-Cera: Dica Especial para Iniciantes
26 de março de 2024

Quem disse que as plantas são apenas para jardins ou pequenos vasos na janela? A tendência de trazer a natureza para dentro de casa cresceu tanto que agora estamos falando de “plantas grandes para sala de estar“!

Estamos elevando o nível da decoração de interiores com plantas de folhagem belíssimas e muitas vezes enormes. Deixam qualquer espaço comum muito mais aconchegante.

As espécies que separei a seguir dominam o espaço, adicionam muito charme e transformam sua sala de estar completamente.

Planta-guarda-chuva (Heptapleurum arborícola)

Schefflera-arborícola

 

Para quem procura uma planta com muita folhagem, a Planta-guarda-chuva tem um porte robusto e é bem ramificada. Além disso, ela atinge uma boa altura, podendo variar de 1,5 a 2,5 metros quando cultivada dentro de casa, em vasos.

E não é só isso, ela tem um crescimento considerado rápido, podendo crescer de 30 a 60 centímetros por ano.

Outra boa notícia é que a Heptapleurum arborícola se desenvolve com uma manutenção mínima na sua sala, pois seu cultivo não tem nada de especial.

A espécie típica tem folhagem verde e suas flores são bem harmoniosas em panículas de cor creme.

Mas é bem fácil encontrar suas espécies variegadas com folhas em verde e amarelo ou dourado, como a “Golden”, “Latifolia Golden” e “Trinette”. Todas elas nativas de Taiwan.

Quando o assunto é rega, esta planta gosta de umidade, mas com moderação. O solo deve ser fértil e deve-se manter uma adubação orgânica.

Trocar de vaso a cada dois ou três anos ajuda a evitar que ela se torne uma planta estressada por falta de espaço.

Seu nome científico, Heptapleurum arborícola, sofreu uma reclassificação e talvez você a conheça pela nomenclatura antiga de Schefflera arborícola.

Arália (Plerandra elegantíssima)

Plerandra elegantissima

A Arália é uma planta de interior bem sofisticada com suas folhas finas, que dão todo um charme ao vaso e à sala de estar. Esta planta elegante destaca-se por suas folhas finamente recortadas, que criam uma textura densa e delicada.

Além disso, quando jovem, sua folhagem tem um tom metalizado muito bonito, e só quando ficam adultas é que adquirem um verde intenso.

Quando amadurece, suas hastes se tornam mais lenhosas, e ela pode alcançar até 2 metros de altura em vasos, o que a torna uma excelente opção como planta decorativa de grande porte para ambientes internos.

A Arália deve ficar em locais com excelente iluminação na sua sala. Evite posicioná-la atrás de móveis ou longe das janelas e varandas. Isso porque, ao receber pouca luz brilhante, ela pode perder o vigor da folhagem e ter seu crescimento prejudicado.

Se programe para entregar uma rega com rotina consistente, com o solo mantido levemente úmido, mas nunca encharcado.

A Plerandra elegantíssima, embora tenha passado por várias classificações anteriormente, já recebeu a nomenclatura de Aralia elegantissima, daí seu nome popular de Arália ou Arália-elegante.

Palmeira-leque (Licuala grandis)

Licuala grandis

Essa é uma espécie para você que está procurando um verdadeiro espetáculo da natureza, em forma de folha. Com um visual muito exótico, folhas de mais de um metro em leque e bem marcadas, ela jamais passará despercebida na sua sala.

A Palmeira-leque vem de longe, originária das florestas úmidas e sombreadas da Oceania, mais especificamente das ilhas do território de Vanuatu e também das Ilhas Salomão.

Essa planta pode alcançar até 2 metros de altura em vasos, desde que tenha condições ideais de crescimento. Na natureza ela pode chegar a mais de 4 metros.

Embora seu crescimento seja lento, é uma espécie que vale a pena ter na sua casa. Mas separe um local bem iluminado e bem espaçoso, pois suas folhas plissadas chegam perto de 1 metro de diâmetro.

A rega deve ser moderada, mantendo o solo sempre um pouco umedecido, mas não encharcado. É bem importante que você evite acumular água no prato do vaso, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.

A Palmeira-leque gosta de substrato com boa drenagem e rico em matéria orgânica, capaz de reter umidade sem se tornar encharcado.

Escolha um vaso profundo com linhas simples e elegantes para realçar toda a beleza natural da planta. Essa é uma das palmeiras mais procuradas para ambientes de sombra.

Gostou das ideias de plantas grandes para sala de estar? Qual planta grande você tem na sua sala, escreva nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *