Pilea Microphylla: Plantinha com Folhas Suculentas
22 de novembro de 2022Palmeira Rafis: Como Cuidar e Embelezar Ainda mais Sua Casa
30 de dezembro de 2022A arrumação da casa costuma ser uma luta constante. Mesmo com os filhos já crescidos, aqui em casa a aparência de alguns espaços às vezes beira o caos. Gavetas, armários, dispensa ou mesas, a tarefa de organizar e depois conseguir manter a ordem se mostra sempre um desafio. E para facilitar meu dia a dia estou sempre à procura de dicas de organização da casa.
Já passei muito tempo lendo livros e ouvindo especialistas no assunto. E percebi que embora o processo todo seja simples, cada um de nós deve desenvolver métodos próprios.
Cada casa tem sua rotina, mesmo que elas se mostrem semelhantes para quem olha de fora. A minha desordem, ou pra ser mais sincera, minha bagunça, nunca será a mesma da sua. Assim como minhas necessidades diárias são específicas e diferente das suas.
Para animar você a começar hoje mesmo sua organização, coloquei a seguir algumas etapas para te ajudar a manter a ordem na sua casa.
Dicas de Organização da Casa
É comum algumas pessoas se sentirem muito desorganizadas e não conseguirem decidir sobre por onde começar. Se esse é o seu caso, você vai ver que a melhor maneira é começar por espaços pequenos.
Escolha uma gaveta por exemplo, não precisa ser o quarto inteiro. Essa é uma estratégia comprovada, que ao mesmo tempo que acalma nosso cérebro, nos traz um sentimento de satisfação.
Apenas comece e depois repita o processo em outro espaço e em outro, e em outro. Você perceberá que o impulso manterá sua necessidade de ver um espaço organizado atrás do outro. Vamos lá!
1 – Esvazie o Espaço
Se estiver trabalhando com a organização de um quarto, pode não ser prático lidar com tudo de uma vez. Separe então por setores e limite o espaço a ser arrumado.
Quando comecei a organizar minhas bijuterias, me dei conta de que elas estavam muito espalhadas pelas gavetas e caixinhas tanto no quarto quanto no banheiro. Locais como a mesa de cabeceira, gaveta da mesa de cabeceira, bancada e gavetinhas do banheiro, gavetas do armário, todos esses espaços tinham alguma peça.
Percebi que era mais prático deixá-las todas em um mesmo local, mas uma gaveta só não foi suficiente. Bom, foi desafiador já que descobri que tinha bijuterias em excesso. Esse é um bom momento também para reavaliar o que você tem, como veremos mais a frente.
Como havia aprendido, comecei dividindo em partes menores, já que eram muitas peças.
Isso se aplica à cozinha também. Comece pela geladeira ou pela gaveta de talheres. A gaveta dos panos de pratos, jogos americanos e toalhas costuma ser o primeiro a bagunçar.
Na sala, comece o projeto de organização pelos CDs ou DVDs. Escolha como fazer a separação, por estilo ou por ordem alfabética, por exemplo.
2 – Faça uma Seleção
Com todos os objetos fora do local, comece a fazer uma seleção do que realmente você usa. Essa talvez seja a parte mais importante em toda a organização. Tente ser implacável durante esse processo.
Se você não usa há um tempo, é uma boa indicação de que pode descartá-lo. Jogue as peças quebradas no lixo, sem dó. Manchas e sinais de desgaste na peça, se não há como recuperar, também merecem ser descartadas.
Quanto mais pudermos nos livrar de peças sem uso, estragadas e quebradas, menos confuso nosso espaço parecerá.
Com o espaço limpo e vazio temos a missão de organizá-lo de uma maneira mais prática. Só voltaremos para o local as peças que forem absolutamente necessárias.
Eu tenho a mania de guardar coisas para usar “algum dia”. No caso de roupas, “quando perder alguns quilos” ou “quando a moda voltar”. Na cozinha, aquele conjunto de travessas sempre esperando uma ocasião particular, mas que nunca foi usada. Se você tem objetos assim também, eles precisam sumir!
Separe as peças que você acha que não serão mais úteis para venda ou doação. Em alguns casos talvez você possa realocá-los. Quem sabe uma bandeja bonita sem uso na cozinha possa ser usada na sala para bebidas, ou ainda virar apoio para vidros de perfumes. Um copo de vidro decorado pode se tornar um acessório para guardar pincéis de maquiagem.
Sempre pense em uma segunda função para todas as peças que estão paradas.
3 – Agrupe os Semelhantes
À medida que vamos organizando, podemos separar os itens semelhantes em grupos.
Quando eu estava organizando minhas bijuterias, por exemplo, dividi por anéis, brincos, pulseiras e colares. Mas você pode achar outra maneira, como por tipo de material, por cores, peças para o dia a dia, peças mais sofisticadas para festa, e assim por diante.
A divisão por grupos nos ajuda a ver exatamente aquilo que temos. E às vezes podem aparecer até mesmo peças muito semelhantes e repetidas.
Outra grande vantagem de agrupar objetos semelhantes é que fica mais simples para as outras pessoas da casa fazerem uso e também devolverem ao local correto as peças.
Para agrupar é importante que você visualize com clareza a dinâmica do uso dos itens. Isso permite que você escolha locais de armazenamento casados ou combinados. Além de facilitar a separação em compartimentos ou caixas menores, quando for o caso. O que nos leva ao próximo passo.
4 – Organizadores e Rótulos
Nessa etapa do processo é hora de usar caixas organizadoras e outros acessórios que vão ajudar a manter cada categoria em seu lugar de forma acessível.
Mas não saia comprando organizadores antes de dar uma boa olhada no que você já tem em casa. Caixas de sapato, frascos de remédios, latas e sacolas rígidas podem se transformar em excelentes compartimentos para separar e armazenar.
Pense naquelas embalagens lindas que você guardou de itens que comprou. É cada vez maior o número de marcas que investem em embalagens de qualidade e que podemos reaproveitar em casa.
Seja criativo e enfeite ou reforce as caixas com papel adesivo e laços. Caixas menores podem ser alocadas dentro de outras.
Quanto maior o nível de organização, maior a chance de o objeto voltar ao seu lugar depois de usado.
Você ainda pode subir um nível na parte dos organizadores e rotular as caixas ou mesmo os objetos.
Não sei se acontece com você, mas eu perdia tempo demais procurando determinado fio de algum aparelho eletrônico. Quando coloquei etiquetas em cada um deles, não gasto dois segundos para encontrar aquele que preciso. E claro, estão todos dentro de uma mesma caixa, também etiquetada.
As etiquetas servem não somente para você como também para todas as pessoas da casa que dividem o uso de determinados objetos. É algo como: “Ei, esse é o meu lugar, não me deixe largado por aí!”.
Os rótulos podem ser escritos à mão ou impressos no computador, dependo de seu nível de critério. Eles criam um padrão e podem deixar o espaço bem mais interessante visualmente.
5 – Guardando Tudo
Essa é a última etapa das dicas de organização da casa, mas não menos importante. Agora que você tem tudo organizado e quem sabe rotulado, é hora de achar os melhores lugares para guardar cada categoria.
Peças que você usa esporadicamente podem ser alocadas em lugares mais altos ou no fundo dos armários.
Mantenha os objetos de uso diário em locais de fácil acesso para que seja simples tanto pegá-los quanto devolvê-los ao seu local de origem.
No entanto você só vai saber se escolheu um bom lugar para cada item ao longo da semana. Reavalie se necessário e troque de lugar o que você acha que não funcionou. A ideia é sempre deixar a tarefa de pegar, usar e devolver o mais simples possível.
Tenho que confessar que esse é um dos meus maiores desafios. Conseguir usar e recolocar no lugar. E isso só foi possível através de treino.
Os hábitos se formam com o tempo, não é mesmo? E depois de todo o trabalho duro da organização, temos que nos comprometer a devolver cada coisa ao seu devido lugar.
Esse é um método simples, mas que funciona para diferentes objetos e espaços. Tenho repetido ele para diversas situações da casa e acredite, a satisfação é enorme. É uma sensação de leveza, ver o espaço organizado e ter a certeza de que estou economizando tempo do meu dia para outras tarefas.
Veja também nosso outro artigo sobre Arrumar O Quarto Desorganizado: Dicas Para Facilitar O Dia A Dia
Você tem um método favorito e dicas de organização da casa? Eu adoraria saber como você faz. Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.