Horta orgânica em apartamento: como iniciar o cultivo de hortaliças
24 de novembro de 20217 Dicas Rápidas Sobre a Planta Costela de Adão ou Monstera Deliciosa
31 de janeiro de 2022Atualizado em 28 de janeiro de 2022 por demo demo
As Orquídeas levam mensagens de muito amor e carinho quando presenteadas. São populares como plantas de interior e sua ampla variedade de cores e formas deixam qualquer ambiente mais elegante. Vamos ver aqui de uma forma ampla as melhores dicas para você saber como cuidar das Orquídeas Cattleya; uma das muitas espécies de orquídeas.
Conhecendo as características das Orquídeas Cattleya
As Cattleyas são plantas epífitas, ou seja, crescem na natureza, agrupadas a outras plantas nas florestas. Mas não são plantas parasitas, sendo assim elas apenas usam as plantas maiores como apoio.
Existem outros tipos de orquídeas que gostam de ser cultivadas no sol, que são as Orquídeas terrestres. E também as Orquídeas rupícolas que crescem em rochas.
A maioria das Orquídeas florescem apenas uma vez ao ano, como as Cattleyas por exemplo. Apesar de, hoje, existirem espécies híbridas, como o gênero Vanda, que foram especialmente cruzadas para florescer várias vezes. Quanto à época de floração, varia muito de acordo com a espécie escolhida.
Como cuidar das Orquídeas Cattleya
A Orquídea Cattleya tem cuidados simples e podem ser cultivadas tanto em ambientes internos quanto externos, desde que sejam protegidas da luz solar forte.
O segredo para conseguir que sua planta floresça todos os anos é fornecer a quantidade certa de luminosidade, temperatura, umidade adequada e alimento.
Normalmente não são alvo de pragas e doenças, contudo em ambientes caseiros fique atento aos ataques de ácaros e colchonilhas.
Luz
A Cattleya precisa de luz indireta abundante para que se desenvolva saudável. Quando cultivada como planta de interior, procure localizá-la próximo às varandas e janelas. Contudo qualquer ambiente que seja de luz solar direta pode prejudicar e queimar sua planta. Sendo assim, deixe-a protegida do sol forte do meio do dia.
Você vai perceber quando sua planta tem luz insuficiente se suas folhas adquirirem um tom de verde mais escuro e fechado. Além disso, muito provavelmente elas não exibirão flores.
Pelo contrário, as Orquídeas Cattleyas que estiverem recebendo muita luz, terão as folhas amarelas ou até mesmo marrons.
Substrato
As Orquídeas prosperam bem em uma mistura de solo específica para orquídeas. Geralmente as misturas contém lascas e casca de coco, casca de pinus, perlita, carvão vegetal, cascalho, argila expandida e muito mais.
Estes compostos servem principalmente para deixar que suas raízes fiquem livres para respirar e assim se desenvolver.
Se você quiser se livrar de todas essas misturas, um jeito fácil de cultivar orquídeas é simplesmente fixando-a no caule de uma árvore. Use fios de arame ou pedaços de meia-calça para ajudar a enrolar as raízes nos troncos.
Rega
Normalmente uma rega semanal é suficiente. Contudo, sempre irá depender do local do país que você mora, da temperatura e da umidade frequente em sua cidade e também da época do ano.
Em períodos de chuva, por exemplo, diminua as regas pois a própria umidade do ambiente já ajuda na hidratação da sua planta.
Por outro lado, em períodos mais quentes e de seca, cuide para que sua orquídea esteja sempre hidratada. Todavia, tenha cuidado para não exagerar, pois a umidade persistente pode causar mofo ou outras doenças na planta.
É muito comum cultivadores de orquídea colocarem uma grande bacia de água com pedras embaixo da planta para garantir a umidade. Você pode também borrifar a planta no meio do dia para refrescá-la.
Fertilizantes
A fertilização tem que ser bem moderada e deve ser utilizado o adubo foliar. Aplique somente nas raízes, pelo menos uma vez ao mês.
As orquídeas têm florescido há anos sem fertilização. Contudo, oferecer um pouco de vitaminas dará a sua planta os nutrientes que ela precisa.
Muito cuidado com o excesso de fertilização, pois pode causar um crescimento excessivo das folhas em detrimento da floração. Além disso, pode causar danos às raízes.
Já falamos anteriormente aqui no Blog sobre adubos, clique aqui para saber mais.
Variedades de Orquídeas Cattleya
O grupo das Orquídeas Cattleya contêm atualmente, mais de 70 espécies. Veja aqui alguns exemplos de Cattleyas:
- Walkeriana
- Labiata
- Granulosa
- Purpurata
- Intermedia
- Nobilior
- Violaceae
- Guttata
- Loddigesii
- Schilleriana