Como Cultivar Violetas na Sombra dentro de Casa
30 de julho de 2021Plantas Seguras para Cães e Gatos
2 de setembro de 2021Atualizado em 5 de setembro de 2023 por Casa Maria Lucia
A Zamioculca é provavelmente a planta de sombra mais fácil de cuidar. Ideal para aqueles ambientes que não recebem tanta luz, seja em casa, escritórios ou apartamentos. E perfeita para pessoas que não lembram de regar suas plantas.
As folhas da Zamioculca são tão verdes e brilhantes que à primeira vista, muitas vezes, é confundida com uma planta artificial. Assim, aparece aquela vontade irresistível de tocar.
Além disso, suas folhas são pequenas e carnudas e o caule cresce espesso, apontando para cima, afinando à medida que se aproxima da extremidade.
É uma planta rústica e elegante, originária da África Oriental, que sobrevive naturalmente em ambientes adversos, já que enfrenta longos meses de seca e outros meses de chuvas constantes. Dessa forma, tem uma enorme capacidade de adaptação.
A Zamioculcas zamiifolia é da família das Aráceas. Típica de florestas equatoriais e tropicais, cresce sob a sombra de espécies maiores, em boas condições de umidade.
Zamioculca, cuidados
Em princípio, é uma planta de simples manutenção, ou seja, pode ser esquecida ou abandonada por períodos sem água e mesmo assim manter a aparência perfeita.
Igualmente vantajosa é sua preferência por ambientes de sombra. A Zamioculca suporta luz indireta e até mesmo situações de pouca luz, onde outras plantas não sobreviveriam. Sendo ideal assim, para cultivos no interior de casa.
Falando em desvantagem agora: a Zamioculca é uma planta tóxica para humanos e também cães e gatos.
Ela pertence a uma família de plantas tóxicas e ao mesmo tempo medicinais, a Araceae.
Tem como princípio ativo o oxalato de cálcio que se ingerido pode causar náusea, vômitos e diarreia, além de outras reações mais severas. Essa substância está presente em todas as partes da planta.
A pele e as membranas da mucosas (boca e olhos) são as áreas mais sensíveis ao oxalato de cálcio.
É bastante improvável que apenas o toque cause reações maiores além de sintomas de alergia, porém após o manuseio da Zamioculca é recomendável lavar as mão com água e sabão.
Como cuidar da Zamioculca em vaso?
A Zamioculca é uma planta de crescimento naturalmente lento, podendo chegar a pouco mais de 1 metro.
Provavelmente, aquele vaso que você comprou ou ganhou com a Zamioculca já tem furos para drenagem adequada. Porém, observe se a drenagem está fluindo, pois pode haver alguma obstrução que impeça a água de escorrer facilmente. Então, se achar que a drenagem não está ok, troque o vaso ou refaça o plantio rapidamente, para que as raízes não fiquem encharcadas.
Por outro lado, se a drenagem está boa, você pode esperar de 1 a 2 anos para mudar a sua planta para um recipiente maior.
No momento em que perceber que as raízes da planta começaram a deformar o vaso, então, de fato, você precisa mover sua planta para um espaço maior.
Contudo, se você quiser manter o mesmo vaso, faça o desplante, separe os rizomas com cuidado e aproveite o excesso para montar em outros vasos. Lembre-se de renovar o substrato do vaso de origem.
Como fazer mudas
Os rizomas da planta são bastante fortes e muitas vezes arrebentam o vaso ou pote no qual estiver armazenado. Não convém deixar chegar a esse ponto. Observe sua planta e faça a divisão ou o replante antes desse estágio.
A propagação da Zamioculca é muito simples. Apenas separe e replante os rizomas quando estiver manuseando ou trocando o vaso. Assim terá um nova planta.
Outra maneira é fazer a muda por estacas. Destaque um talo da planta mãe que tenha pelo menos duas folhas e coloque em substrato adequado. Ou ainda apenas uma folha da planta já consegue gerar um bulbo.
Quando for fazer as mudas coloque vários talos ou várias folhas no mesmo recipiente, assim elas se desenvolverão mais rápido.
Como regar a Zamioculca
Na Zamioculca, não apenas os rizomas são apropriados para reter água, mas também todas as outras partes da planta.
Se desenvolvem a partir de um sistema de raízes com rizomas, de tamanho generoso, e com a capacidade de acumular água para os períodos de seca.
A quantidade de água armazenada em suas partes é de mais de 90%. Sendo assim, a Zamioculca consegue sobreviver por períodos de até 4 meses sem água. Mas não vamos exagerar, né.
Em outras palavras, a quantidade de rega adequada é bastante moderada.
Tudo vai depender da região do Brasil que você mora. Quando o clima está mais quente e seco a rega é bem vinda. Já em períodos de chuva e maior umidade as regas devem ser escassas.
O substrato deve estar totalmente seco antes de realizar a próxima rega.
Flor da Zamioculca
Não fique triste se sua Zamioculca não tiver florescido ainda. As plantas cultivadas em ambientes domésticos dificilmente florecerão. Principalmente se estiver em ambiente que não seja tão bem iluminado.
As flores não são lá muito atrativas, porém, são bem interessantes. E a experiência da florescência é sempre maravilhosa quando acontece. No início ela lembra muito a flor do Copo de Leite. Veja na foto abaixo.
Em seu habitat natural, essa floração acontece, geralmente, na metade do verão até início do outono.
As flores surgem na base da planta e são pequenas em relação ao restante dos talos. Possuem um tom creme amarelado podendo chegar ao amarronzado.
Quais os problemas que a Zamioculca pode apresentar
- perder todas as folhas : você exagerou no período sem água. Porém, isso não significa que sua planta está morta. Faça uma poda, volte a regar e espere para ver as folhas voltarem a crescer.
- folhas amarronzadas e com textura molenga: sinal de excesso de água. As raízes devem estar apodrecendo. É a maneira mais comum de matar a sua Zamioculca. Não exagere nas regas.
- folhas inferiores amareladas e caindo: é comum a perda de algumas folhas na base do caule. Porém se muitas folhas amarelarem fique atento para o excesso de água.
- ponta das folhas secas e quebradiças: provavelmente a região onde você mora está passando por um período de ar seco e baixa umidade. Borrife com água as folhas para melhorar o ambiente.
- manchas pretas no caule: é uma característica comum da planta e não representa nenhum problema.
Algumas ideias para você se inspirar
Hora de se inspirar em algumas fotos com a Zamioculca. Repare nas cores dos vasos utilizados, nos tons dos ambientes e planeje o seu.
Combinado com móvel no estilo retrô descontraído. O vaso de barro com a Zamioculca, foi colocado sobre outro de palha para ganhar altura.
Perceba o tamanho a que a Zamioculca pode chegar. Aqui a composição de várias plantas juntas e em diversos tamanhos com vasos rústicos.
Combinada com objetos em metal tanto no recipiente quanto nos móveis. Os tons predominantes usados; preto e verde.
Combinada com outras plantas de interior. Todas em suportes com vasos e contraste de altura.
21 Comments
Tudo muito lindo. Aprendi muito e quero mais!!!
Amo a natureza…
Olá boa noite como posso proceder para ter sementes de zamiolcuca anturios bambu da sorte calatehea
É muito linda mesmo e fiquei encantada com a flor q dá. Parecida a flor do anturio.. tenho foto da minha mas não sei enviar pra vcs.
Olá Eliana, obrigada. Se quiser pode me enviar pelo Instagram a foto da sua planta.
Adorei as informações. Não tinha conhecimento que pode plantar as folhinhas. Descartei muitas .
Não tinha conhecimento que era tóxica .
Obrigada por compartilhar.
Minha zamiocuka esta com as folhas como se quisessem murchar o q faço?
Eu já fofei a terra e replantei e notei que o caule estava muito molhado será q é isso?
Ola! Tenho uma mudinha em um vaso razoavelmente grande, porém ela nao está se desenvolvendo. Nadinha. Tenho ela no banheiro. O que pode ser?
Olá Vilma! Se sua planta está aparentemente saudável, isto é, sem folhas amareladas e sem pragas, não se preocupe. O Crescimento da Zamioculca é relativamente lento. Se você tem sua Zamioculca há mais de um ano, sem novas mudas e crescimento, você pode colocar um adubo líquido para ajudar no desenvolvimento. Coloque a metade da indicação do rótulo da embalagem. 😉
Informações importante adorei! Parabéns
Ainda não lí sobre todas as plantas, mas dessa adorei! Foi bem útil, obrigada!
Plantei umas folhas de zamioculca há um ano atrás, hoje tá uma planta linda com um crescimento maravilhoso
Olá Ana! As Zamioculcas não decepcionam, não é? São lindas e muito fáceis de cuidar.
Me apaixonei por essa planta. O bom que eu esqueço de regar e ela não morre. E me contaram que ela atrai maus fluidos de pessoas invejosas.
Minha zami, está com um dos caules q tem umas 6 folhinha, sendo que 3 está ficando amarela .mas eu molho uma vez N semana ou qnd necessário de 15 em 15. Coloco proteínas. Casca de ovo, água d arroz qnd é dia de regar, cha de alho.. ela sempre se deu bem. Tenho uns 2 anos e nunca ficou como está. N sei o que está acontecendo. Desde já obrigada.
Tô sofrendo com minha zamiocuca,tá em terra boa,TD certo e não desenvolve ,os galhos que tem tá pendente pro lado, ficando caído,o caule tá verdinho , mas caído pro lado,tô muito triste de ver ela assim
Vc pode explicar melhor como planto as folhas? É só enterrer na terra? Obrigada
Bom dia,a minha zamiaculca morreu,mas fui reaproveitar o vaso ,tem um talo e na raiz uma batatinha,o que faço para recuperar, por favor me ajude
Olá Maria José! Essa batatinha é um rizoma. A zamioculca acumula água nessa batatinha, e é exatamente por causa dela que essa planta consegue sobreviver por longos períodos sem água. Cultive a batatinha como uma nova muda. Se ela está com aspecto saudável, sem manchas escuras e tenra, então ela pode crescer bem. Lembre-se de não exagerar nas regas.
Plantei folhas de zamioculca, a dois anos e três meses, já tenho um vaso feito com muitos brotos,está ficando lindo.
Se criou um formigueiro no fundo do vaso da minha Zam. Como.posso cuidar disso?
Olá Jurema. As formigas muitas vezes estão em vasos por causa de pulgões e cochonilhas. Mas no seu caso parece que elas resolveram construir a casa dentro do vaso. Sendo assim, tente afugentá-las submergindo o vaso em uma bacia cheia de água com um pouquinho de detergente por cerca de 20 a 30 minutos. Elas vão boiar ou fugir. Mas como elas podem ser insistentes, faça esse procedimento mais de uma vez na semana. Agora, por ser uma Zamioculca o excesso de água pode causar estresse nos rizomas. Então, uma segunda forma para acabar com as formigas seria aplicar um insetida próprio para formigas.