Cóleus: a Coloridíssima Planta Coração Magoado
3 de junho de 2024Tipos de Palmeira Leque para Sol e Sombra
24 de junho de 2024Imagine uma planta com folhagem bem exuberante e que não dependa da luz do sol direta para ficar maravilhosa. O Caladium bicolor é exatamente isso: uma espécie tropical que parece que se destaca ainda mais na sombra.
Embora muitas pessoas acreditem que as cores vibrantes das folhas só podem ser cultivadas quando estão sob o sol, algumas das espécies do Caladium bicolor desafiam essa lógica.
Com folhas que exibem uma paleta de cores que vai do verde ao vermelho intenso, esta planta é a prova de que a sombra, seja no jardim ou em casa, pode ter um colorido especial e alegre, mesmo que não seja um espaço ensolarado.
Mas calma lá, não é a sombra escura, hein! Dentro de casa ela suporta apenas aquelas sombras super bem iluminadas, que ficam próximas às janelas e varandas, ok? Já no jardim, procure a sombra sob as plantas maiores e árvores.
Como é o Caladium Bicolor?
O Caladium bicolor é aquele tipo de planta que dura mais de dois anos e passa por várias estações do ano. Na botânica, plantas assim são chamadas de perenes.
Ele é nativo em quase todo o Brasil e tem o caule subterrâneo ou seja tuberoso, daquele tipo alargado e carnudo tipo uma batata.
O Caladium bicolor recebe o nome popular de Tinhorão ou Tajá.
Existem muitas variedades de Caladium bicolor e cada uma possui características únicas, como o formato e a coloração das folhas, o porte da planta, além da época de floração.
No geral, eles podem alcançar entre 30 a 90 cm de altura, dependendo da variedade.
As flores não se destacam ante o colorido da folhagem, são pequenas e geralmente na cor branca ou amarela. Elas surgem na primavera ou no verão.
Para alguém que ainda não tem experiência com plantas, a identificação dos Caladium pode ficar mais simples com as dicas a seguir:
Características das Folhas do Caladium:
- Formato: o caladium bicolor apresenta folhas em formato de coração, com bordas onduladas e ponta afiada. Essa característica é bem peculiar e o diferencia de outras espécies.
- Cores: as cores das folhas do caladium bicolor são vibrantes e variadas, geralmente combinando tons de branco, verde, rosa e vermelho em diversos padrões. Além do mais, as manchas nas folhas são irregulares e podem ter diferentes formas e tamanhos.
- Nervação: as nervuras das folhas do caladium bicolor são proeminentes e bem marcadas, contrastando com as cores da folhagem. Essa característica é mais evidente em algumas variedades do que em outras.
- Textura: a textura das folhas do caladium bicolor é lisa e macia ao toque.
Como Cultivar o Caladium Bicolor Dentro de Casa
Dentro de casa, coloque o Caladium bicolor em um local onde receba muita luz. Isso significa procurar um espaço perto de uma janela ou varanda.
Ambiente com temperaturas entre 18°C e 25°C, podem ser o melhor para sua planta. Entretanto, eles não suportam temperaturas muito baixas, menos de 15° C por exemplo, já pode ser um problema.
Qual Substrato usar no Caladium bicolor
Assim como outras espécies tropicais, o Caladium bicolor se desenvolve bem quando o substrato é daquele mais soltinho e leve, que permite uma boa drenagem da água.
Sendo assim, aquele solo que permanece encharcado pode causar apodrecimento das raízes. Se perceber que isto está acontecendo, adicione areia grossa, excelente para deixar a terra mais solta. Ou então, outra opção muito boa para melhorar a drenagem, é a perlita, mas não tão fácil de encontrar nas lojas de jardinagem.
Entretanto, mesmo depois de preparado o substrato, é bom acrescentar húmus ou outra matéria orgânica, rica em nutrientes.
Como manter a Regas
O Caladium gosta de substrato úmido, ou seja, a hora de regar será quando a superfície começar a secar. Mais do que isso pode encharcar o solo, o que já vimos que não é indicado.
Em períodos de muito calor, as borrifadas com água nas folhas ajudam a aliviar a temperatura alta. Mas isso é apenas momentâneo, uma vez que, assim que a água evapora, o efeito acaba.
Como Fertilizar o Caladium
As plantas que estão envasadas não devem ficar muito tempo sem fertilização. Sendo assim, uma boa adubação pode acontecer em intervalos de até 6 semanas.
Use um adubo equilibrado com macro e micronutrientes que você já esteja acostumado a utilizar em suas plantas de casa.
Para exemplificar, o bokashi é um adubo orgânico excelente para plantas de interior. Ele é completo e age em todas as necessidades da planta.
Outra opção, bem mais fácil de encontrar, é o adubo químico. São diversas marcas diferentes e você pode escolher um específico para folhagens.
Folhas Murchas e Folhas secas no Caladium bicolor
Se perceber alguma alteração nas folhas do Caladium bicolor, investigue o seguinte:
- Sinais de falta de luz: folhas com cores menos vibrantes, crescimento lento e estiolamento das folhas são sinais de que a planta precisa de mais luz.
- Sinais de luz excessiva: folhas queimadas, amarelecidas ou com bordas marrons indicam que a planta está recebendo muita luz solar direta.
- Rega insuficiente: folhas murchas, secas ou caídas indicam que a planta precisa de mais água.
- Rega excessiva: folhas amarelecidas, com manchas marrons ou mofo no solo indicam que a planta está sendo regada em excesso.
- Sinais de baixa umidade: bordas das folhas secas ou marrons indicam que a planta precisa de mais umidade.
- Interrupção no crescimento: o excesso de fertilizante pode prejudicar o crescimento da planta, assim como correntes de ar frio ou quente.
Conte nos comentários se você já tem um Caladium bicolor em casa e como você cuida dele.