Se você quer multiplicar sua Zamioculca, chegou a hora! A Zamioculca é uma das plantas mais populares para o cultivo dentro de casa, pois resiste melhor à baixa luminosidade.
E um dos métodos mais simples de fazer mudas da Zamioculca é através das folhas, em casa mesmo, sem necessidade de ferramentas especiais.
Para você ter sucesso na propagação da Zamioculca através das folhas, você vai precisar escolher folhas saudáveis, com brilho, robusta e boa aparência.
– Destaque a Folha: não precisa de tesouras, apenas puxe a folha com as mãos no sentido contrário ao ápice do caule. Use luvas pois a seiva da Zamioculca pode causar irritação.
– Preparo da Folha: Deixe a folha cortada ao ar por algumas horas para que a ferida cicatrize, isso vai dificultar o apodrecimento da folha.
– Prepare o vaso: separe um vaso pequeno com furos no fundo e coloque pedriscos para uma boa drenagem. Em seguida acrescente partes iguais de terra e de areia.
– Plantio da Folha: Coloque a base da folha no substrato preparado, enterrando somente até a metade.
– Umidificação: Mantenha o substrato levemente umedecido, mas não encharcado, sobretudo nos primeiros 30 dias.
– Local: escolha um local que seja sombreado mas ao mesmo tempo bem iluminado para deixar o vaso com as mudas.
– Tempo de Enraizamento: Pode levar de 45 a 90 dias até que novas raízes e brotos apareçam. Tenha paciência e não mexa nas folhas até que se complete o tempo de 45 dias.