Além disso, é fácil de cuidar e, portanto, muito boa opção até mesmo para quem não tem experiência com plantas.
Embora eles variem entre caules finos, grossos, longos, curtos, lisos, peludos, achatados ou com nervuras, você pode facilmente reconhecer um Rhipsalis através de sua aparência.
Imagine uma planta que, ao invés de pedir sol escaldante, adora a sombra. Uma que troca a areia quente por ambientes mais frescos dentro de casa ou sob a cobertura de árvores.
As espécies mais comuns de Cacto-macarrão:– Rhipsalis baccifera– Rhipsalis cereuscula– Rhipsalis crispata– Rhipsalis pilocarpa– Rhipsalis teres.
Eles adoram locais bem iluminados, mas sem aquele solzão batendo direto neles. Sendo assim, evite colocá-los por muito tempo sob a luz solar, pois seus ramos podem se tornar avermelhados.
A frequência de rega vai variar conforme a estação do ano, o tamanho da planta, o clima da cidade, temperatura, ventos e umidade, mas a regra de ouro é:regar só com o substrato já totalmente seco.
Existem muitas receitas para esse tipo de cacto, mas o ponto mais importante é sempre ter uma mistura com excelente drenagem.
Ao contrário do que muitos pensam, o Cacto-macarrão não cresce em solos pobres. Eles precisam tanto dos macro como micro-nutrientes, evitando-se apenas o excesso de nitrogênio.