Existem dois métodos principais para fazer a muda da Zamioculca: através do caule e pela propagação por folhas. Vamos conhecer a seguir a multiplicação por estacas.
Escolha um caule saudável, com folhas e robusto da Zamioculca mãe. Dê preferência para um galho que tenha aquela barriguinha na base.
Evite escolher um caule que esteja doente ou com aspecto amarelado. Sua planta precisa ser saudável para não atrapalhar no sucesso da propagação.
Utilize uma tesoura de poda ou faca de jardinagem afiada e esterilizada para fazer o corte. Limpe a ferramenta com álcool ou uma solução de água sanitária para evitar a propagação de doenças.
Faça um corte limpo e reto na base do caule, próximo ao solo.
Após cortar o caule, deixe-o descansar em um local seco e arejado por cerca de 24 horas. Isso permite que o corte cicatrize, além de reduzir o risco de apodrecimento quando plantado.
Prepare um vaso com substrato apropriado, que deve ser leve e bem drenado. Uma mistura de partes iguais de terra para vasos e areia é ideal.
Insira a estaca de caule no substrato, garantindo que o corte esteja bem enterrado, mas sem cobrir as folhas inferiores.
Se for necessário, retire algumas folhas da parte inferior do caule, para que não fiquem em contato com a terra.
Conheça mais sobre outras plantas e como cuidar de cada uma delas