O buquê é maravilhoso, as flores chegam lindas, cheirosas e frescas, mas quando colocamos no jarro com água elas não mantêm a mesma beleza por muito tempo, não é mesmo?
Não há necessidade de completar o jarro com água até em cima, pois o processo de decomposição acontece também ao longo do caule. Dessa forma, preencher até um terço do jarro.
1 - Quantidade de Água
Não deixe nenhuma folha em contato com a água do jarro. Em síntese, as folhas que estão submersas rapidamente entram em processo de decomposição e apodrecimento.
2 - Remoção das Folhas Inferiores
A água morna é melhor absorvida pela planta, mantendo assim, as flores mais hidratadas. Para as plantas, por segurança, aqueça no máximo até os 39°C.
3 - Temperatura da Água
Impeça a proliferação das bactérias. Para cada um litro de água acrescente: 1 colher de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de suco de limão e meia colher de água sanitária.
4 - Conservantes
Conheça muitas dicas de plantas para você cultivar na sua casa.
Se você vai tirar as flores do seu próprio jardim, escolha o primeiro momento do dia, antes que o sol esteja forte, pois o corte é sempre um stress para a planta.
5 - Melhor horário para Cortar
Flores com caules duros como as rosas e os lírios devem receber o corte um pouco inclinado de forma a criar um ângulo. Já flores com caules macios como as gérberas, devem ser cortadas em linha reta.
6 - Ângulo do Corte
O ambiente onde você vai colocar o seu jarro com as plantas faz toda a diferença. Correntes de ar, calor e luz solar direta afetam negativamente a vida útil das flores.
7 - Local Certo
As frutas podem afetar a durabilidade das flores. Se tiver que montar um arranjo que tenha frutas na composição, deixe para adcioná-las no último momento.
8 - Flores X Frutas
Desobstrua os caminhos ao longo do caule. A cada dois ou três dias, troque a água do jarro e faça um novo corte na ponta da planta antes de voltar as flores para a água.