Como Fazer As Flores Durarem Mais Tempo No Jarro?
13 de fevereiro de 2022Como Proteger As Plantas
10 de junho de 2022O termo Bokashi vem do japonês e na sua tradução mais antiga, é ligado ao conceito artístico de “sombreamento, gradação”. O significado que nos interessa, surgiu mais tarde, e pode ser traduzido em algo como “fermentado de todos os tipos”. Acompanhe nosso texto e veja o que é Bokashi na horticultura.
Mesmo jardineiros amadores têm conhecimento sobre a necessidade de fertilização do solo. Nesse sentido, existem muitas maneiras e receitas de compostagem com o objetivo de produzir material orgânico para adubação.
O Bokashi vem ganhando espaço na jardinagem caseira, pois se trata de um fertilizante de alto poder nutritivo. Além disso, sua comercialização vem crescendo e já é possível adquirir facilmente uma embalagem dele em lojas agrícolas ou grandes mercados.
O que é Bokashi?
O Bokashi é um processo de conversão de material orgânico em material de alto valor nutricional para as plantas. O que difere o composto Bokashi das demais formas de compostagem é que, ao invés de decompor completamente, ele fermenta o material orgânico através de um processo chamado anaeróbico. Ou seja, caracterizado pela ausência de oxigênio.
Além disso, em comparação com a compostagem tradicional, que utiliza somente elementos “verdes”, o Bokashi utiliza restos de frutas, legumes, laticínios e carnes.
Assim, para fazer o Bokashi é necessário o uso de microrganismos eficazes (ME), que é uma mistura de bactérias lácteas e fotossintéticas e também leveduras.
Contudo, não queira fazer isso na sua casa ou jardim sem adquirir os equipamentos próprios. Isso porque no decorrer do processo, o material utilizado solta um líquido com odor extremamente desagradável.
Para sua produção são necessários equipamentos especiais, embora eles sejam de tamanho pequeno e qualquer pessoa possa adquirir um “kit” em lojas especializadas.
Esse Kit, nada mais é do que um balde hermeticamente tampado, com torneira na base que ajuda o escoamento do líquido utilizado na fertilização das plantas de casa.
E embora todo o processo seja considerado rápido, cerca de 5 semanas, não vale a pena a produção caseira se você tem apenas algumas plantinhas em casa. O melhor nesse caso é adquirir o produto pronto, já na forma de farelo ou líquido.
Por outro lado, se você deseja destinar o aproveitamento do seu lixo através da compostagem, vá em frente!
Mas se você está curioso sobre o processo antes de tomar uma decisão, visite este site para ter uma ideia de algumas receitas e todos os passos (em inglês). Assim como, uma explicação bem resumida disponível no site da Embrapa.
Bokashi: Para que Serve?
O Bokashi é um valioso biofertilizante para o solo e suas plantas. Isso porque a presença de criaturas microscópicas no solo promove todo o processo de fermentação da matéria orgânica presente, deixando-a disponível para as plantas.
E é exatamente por causa da presença desses microrganismos eficazes que o Bokashi se diferencia dos fertilizantes convencionais.
Seu uso beneficia diretamente as plantas de diversas formas, pois além de ajudar no controle de pragas e doenças, ele auxilia na correção da acidez no solo.
Veja de forma resumida todas as vantagens do uso do Bokashi:
- Fortalece o sistema imunológico das plantas
- Gera frutos mais nutritivos
- O solo se torna mais solto em alguns meses
- A vida no solo é mais rica em microrganismos
- Não há perda de energia pois a fermentação promove a alta temperatura
- Ajuda no controle de pragas
- Melhora a acidez do solo
- Podem ser usados em qualquer espécie de planta inclusive orquídeas.
Então, você gostou de saber um pouco mais sobre o que é Bokashi e como ele ajuda nossas plantas? Conte abaixo nos comentários se você já utiliza esse biofertilizante por aí. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas.
2 Comments
As dicas foram excelentes!
Gostaria de saber mais do Bokashi,por exemplo como devo colocar ele nos casos que já estão plantados,e como colocar nas árvores frutíferas como a jabuticabeira,a cereja o pé de goiaba a amora o figo a pitangueira,o jambu, a amora,e no pé de Pitaia