Onze-horas: Como plantar e Cuidar para Ter Muitas Flores.
15 de maio de 2021Pata-de-elefante no Vaso
15 de junho de 2021Atualizado em 2 de agosto de 2021 por Anne M.
Erva popular muito usada como tempero culinário, o Alecrim também vai causar um efeito ornamental maravilhoso na sua decoração. Além disso, sua utilidade como erva medicinal é conhecida em vários países.
O Alecrim tem o nome latim Rosmarinus officinalis que significa “orvalho do mar”. Nativo do Mediterrâneo, cresce naturalmente em climas temperados de regiões de solo seco e calcário.
Suas flores surgem em pequenos cachos do lilás ao azul claro. Florescem todos os anos, do inverno à primavera.
Você já deve conhecer algumas receitas que usam o Alecrim como tempero. Eu adoro temperar a batata de forno com o Alecrim. Ter essa erva à mão, plantada em vasos, torna tudo mais fácil e você terá uma opção sem agrotóxicos e saudável.
Por ser uma planta perene, se bem cuidado, seu Alecrim pode durar cerca de 10 anos.
Preparo do substrato
Utilize um substrato leve, arejado e fértil. Misture a terra vegetal com um composto orgânico obtido através de compostagem ou, por exemplo, o húmus de minhoca.
Para obter uma terra mais aerada, coloque também areia, turfa ou vermiculita.
Tenha o cuidado de garantir a boa drenagem do vaso pois, o encharcamento das raízes afeta a parte aérea da sua planta.
Veja também: 4 Dracenas para dentro de casa
Como fazer mudas de Alecrim
Escolha uma planta saudável e de qualidade que não tenha sintomas de infestação de pragas ou doenças. Uma estaca comprometida por deficiências nutricionais pode comprometer o cultivo da nova planta.
- Corte estacas de cerca de 10 cm de comprimento;
- Retire as folhas da base da estaca, mais ou menos 3 cm, que é a parte que ficará enterrada;
- Coloque as estacas para enraizar em vermiculita ou areia grossa de construção;
- Após o enraizamento, transfira para o recipiente escolhido;
- Se preferir, enterre as estacas diretamente no substrato;
- Uma vez enterrada as estacas, regue as mudas;
Em cerca de 8 semanas o Alecrim estará totalmente enraizado e pronto para ser transplantado para outros vasos ou para o jardim.
Outra maneira de enraizar é colocando as estacas em água. Ao verificar o nascimento de raízes, espere até que estejam compridas como um rabicho, e só então passe para o substrato.
É mais rápido o cultivo do Alecrim através de mudas do que por sementes. Estas últimas demoram mais para crescer, cerca de 30 dias até a germinação e mais de dois até que se torne uma planta desenvolvida.
Como regar
O Alecrim se mostra bem resistente a períodos de seca. Se sua planta já for adulta, a rega deve acontecer somente quando o substrato estiver completamente seco.
Já as plantas jovens devem receber mais atenção. Controle a irrigação de modo que o substrato esteja frequentemente úmido porém sem o encharcamento das raízes.
VEJA TAMBÉM: Samambaia Americana
Luminosidade
O Alecrim é uma planta de sol pleno. Se for cultivar em apartamento, ofereça o máximo de luminosidade possível, contanto que tenha pelo menos 4 horas de sol por dia.
Como secar Alecrim
A secagem natural pode ser feita em casa em local sombreado e ventilado que seja protegido de poeira.
Para armazenagem do Alecrim já seco, coloque-o em um plástico fechado e role entre as palmas da mão. As folhas irão se soltar das hastes. Em seguida, retire do plástico, jogue fora as hastes e armazene apena as folhas.
Escolha um recipiente hermético, ou seja, com tampa, seco e, de preferência, escuro. Em condições ideais você pode guardá-los por até um ano.
Ao contrário do que muitos imaginam a secagem não deve ser feita ao sol, uma vez que o aroma e a coloração da planta podem ser alterados.