Quais são as Plantas Tóxicas que temos em Casa?
20 de novembro de 2019Plantas de Sombra Total
25 de março de 2020Atualizado em 17 de outubro de 2023 por Casa Maria Lucia
Com tanta variedade de folhagens, cores e características, escolher plantas de sombra parcial pode se tornar uma tarefa muito prazerosa.
Quando falamos de plantas domésticas, alguns aspectos devem ser levados em consideração; pois, mesmo no interior de casas, apartamentos e escritórios, existem variações de temperatura, umidade e quantidade de luz.
Escolha plantas com estruturas mais firmes e folhas resistentes se você tem uma varanda com vento forte e temperaturas extremas. Que é exatamente o meu caso. Boas plantas de sombra parcial para este local seriam, por exemplo, Agave, a Pata de Elefante e também a Espada de São Jorge, além dos Cactos.
Qual a luminosidade para as Plantas de Sombra Parcial ?
As plantas de sombra parcial necessitam de luz direta do sol por, pelo menos, 2 horas ao dia. São espécies que precisam ser mantidas em locais bastante iluminados, como por exemplo perto das janelas.
Algumas plantas de sombra parcial citadas abaixo toleram o sol pleno também, outras são mais sensíveis à luz direta e podem sofrer variação nas cores e vivacidade das folhas.
Não existe uma regra padrão; escolha o local, faça mudanças, movimente os vasos ao longo das estações, observe e conheça sua planta.
Agora , vamos conhecer abaixo, algumas ideias de plantas que precisam daquele solzinho gostoso de fim de tarde ou início da manhã e que vão deixar sua casa mais linda.
17 Ideias para Plantas de Sombra Parcial
1 – Peperômia Rubi – (Peperômia graveolens)
É uma suculenta muito graciosa que cresce até uns 10 cm. Quando cultivada em ambientes internos a Peperômia Rubi ou Ruby Glow, pode crescer mais, a medida que procura luz. Suas hastes e folhas são vinho. Em formato de canoa, a parte superior da folha é verde para o processo de fotossíntese.
A melhor temperatura para cultivo é entre 15º e 25º Celsius. Gosta do solo constantemente úmido. Contudo, se observar que a planta começa a murchar, verifique a drenagem do solo.
2 – Caládio – (Caladium-bicolor)
Existem vários híbridos dos Caladiums , a maioria derivada do Caladium bicolor. Como planta tropical, gosta de sombra e é comum encontrá-la em canteiros junto com Samambaias ou Coleus. Dependendo da espécie, pode ser cultivada também em ambientes internos. É uma planta tóxica, então não deixe ao alcance de crianças e nem de cães e gatos mais curiosos que gostam de modiscar as folhas.
Com a chegada da estação mais fria, suas folhas vão murchar e a planta entra em período de repouso. Tire os tubérculos da terra e guarde-os para serem replantados em 4 ou 5 meses.
3 – Escudo Persa – (Strobilanthes dyeriana)
É uma cor única, um tom arroxeado brilhante que chama logo a atenção. Essa cor se mantém nas folhas mais novas. Com o tempo, faça podas dos brotos para estimular e renovar as cores da folhagem do Escudo Persa.
Gosta de umidade no solo e não tolera temperaturas com menos de 9º Celsius. Deve ser replantada a cada dois anos e cuide para que os vasos tenham excelente drenagem.
4 – Peixinho – (Nematanthus wettsteinii)
Tem esse nome por causa do desenho das suas flores que lembram um Peixinho; podendo ser vermelhas ou alaranjadas. Contudo, mesmo sem sua floração, suas folhas tem um verde vivo e intenso que formam um lindo conjunto pendente.
De origem tropical, gosta de umidade e meia sombra, sendo portanto ideal para cultivo dentro de casa.
5 – Antúrio – (Anthurium andraeanum)
Muito comum em ornamentação tanto de jardim quanto no interior de casas, apartamentos e varandas, o Antúrio se destaca por suas folhas grandes e vistosas em forma de flechas. Com variações nas cores, as flores vão do vermelho ao branco passando pelo rosa e verde.
Sua manutenção é bem simples , todavia tenha cuidado com a rega, não deixando faltar água. Lembrando que é uma planta tóxica e exige alguns cuidados como manter as crianças e pets afastados.
6 – Mini-costela-de-adão – (Rhaphidophora tetrasperma)
Para que você tenha uma Mini-costela-de-adão com folhas bem recortadas, escolha um local de cultivo com meia sombra. Assim, a incidência de luz vai garantir um planta bonita e saudável. É uma das melhores plantas de sombra parcial. De fácil manutenção, a sua profusão de folhas verdes intensas deixa o ambiente muito bonito. Essa trepadeira fica também muito interessante quando pendente.
Gosta de umidade e solo bem drenado. Se plantada em vasos, cuide para não deixar encharcar, pois pode apodrecer as raízes.
7 – Colar-de-golfinhos – (Senecio peregrinus)
Suas folhas lembram pequenos golfinhos voadores; daí o nome dessa suculenta, Colar-de-Golfinhos. Fica muito bonita em vasos pendentes como o da foto. Tem crescimento rápido e se desenvolve melhor em temperaturas em torno de 22º Celsius.
Como a planta armazena água , regue apenas uma vez na semana em períodos mais quentes . O substrato deve estar completamente seco antes da próxima rega. No inverno uma vez por mês é suficiente.
8 – Aspidistra – (Aspidistra elatior)
É uma planta que atinge em torno de 60 cm de altura. Gosta tanto de sombra como de meia-sombra. A Aspidistra tem folhagem abundante, de cor verde forte e brilhante. Porém, você pode encontrar espécies com folhas riscadas de tons amarelados e brancos. Bastante cultivada em vasos e a queridinha de quem trabalha com arranjos florais.
Perfeita para jardineiros iniciantes, pois não requer muitos cuidados e é resistente. Além disso, tolera facilmente variações de temperatura, umidade e luz.
9 – Falsa-seringueira – (Ficus elastica)
Apesar de alcançar uns 20 metros de altura, a Falsa-seringueira, também chamada de Seringueira da Índia, tem conquistado seu espaço como planta ornamental de interior. Folhas belíssimas e tricolores, com um desenho exótico; perfeita para cultivo em vasos.
De fácil manutenção, não exige maiores cuidados. Todavia, sempre deixe o solo secar parcialmente entre as regas. Suas raízes tem crescimento rápido, sendo necessário a poda do excesso pelo menos de dois em dois anos.
10 – Abacaxi-roxo – (Tradescantia spathacea)
Em forma de rosetas e com folhas riscadas em vermelho, amarelo e verde o Abacaxi-roxo fica lindo em vasos. Muito utilizada como forração e bordadura de jardins, essa planta pode ser cultivada também em locais de meia sombra ou luz difusa dentro de casa.
É uma planta resistente, que suporta bem mesmo solos mais arenosos e secos.
11 – Cheflera – (Schefflera arboricola)
A Cheflera tem um efeito ornamental lindo por conta de suas folhas abundantes em formato de palmeira, em tons de verde, amarela e esbranquiçadas. Formam arbustos volumosos. Utilize vasos de cimento e de tamanho grande, pois suas raízes são extensas e enérgicas.
Pode ser cultivada tanto a meia sombra quanto em sol pleno. Manutenção simples, com regas periódicas.
12 – Avenca (Adiantum capillus-veneris)
A Avenca é uma planta com folhas delicadas de visual irregular, denso e muito formoso. Atingem no máximo 40 cm. São muito populares, principalmente por causa de suas propriedades medicinais. Gosta de muita luz, porém escolha um local onde bata o sol da tarde ou início da manhã, cuidando para que não seja exposta a mais de 2 horas de sol por dia.
Gosta de clima úmido, e sua rega deve ser regular. Borrife com água as folhas ao menos uma vez na semana.
13 – Croton (Codiaeum variegatum)
Sua folhagem varia do tom de vermelho, verde e amarelo alaranjado dependo da idade da planta e da quantidade de luz. As folhas do Croton tem tons vivos e fascinantes. Existem muitas variedades dessa planta; sendo assim, suas folhas podem ser finas, ovaladas, retorcidas ou mais largas.
Por ser uma planta originária de florestas tropicais , não suporta temperaturas abaixo de 10º Celsius. Assim sendo, no inverno, com madrugadas frias e temperaturas muito baixas, o melhor é recolher a planta para o interior de casa. A Croton gosta de solo adubado com matéria orgânica.
14 – Alocacia Amazônica – (Alocasia amazonica)
Olha essas folhas, o recorte, as formas, as cores, isso que é visual… Lindíssima , essa planta é também chamada de Punhal Malaio e Cara de Burro. A Alocacia Amazônica, apesar da referência não é brasileira; e sim do sudeste asiático , sendo que outros apontamentos sugerem híbridas. Gostam de muita umidade e lugares quentes.
O solo deve ser rico em matéria orgânica e fibras. As folhas apreciam borrifadas com água constantes. Mantenha em local de muita luminosidade e um pouco da luz do sol da manhã ou fim de tarde.
15 – Agave filifera – (Agave filifera)
A Agave filifera é uma planta de porte pequeno que atinge cerca de 45 cm. Tem folhas pontiagudas e duras em forma de roseta com espinho em suas pontas. Desenvolve filamentos brancos ao longo das folhas que se destacam e trazem um aspecto interessante ao visual da planta.
É resistente e não necessita muita água; ainda assim, no inverno, apenas uma rega a cada mês. Suporta baixas temperaturas e ventos, e é livre de pragas e doenças. Fica linda cultivada em vasos.
16 – Trapoeraba Roxo – (Tradescantia pallida)
Popularmente também chamada de Trapoeraba-roxa ou Coração Roxo. É uma planta muito usada em jardins para evidenciar contraste de cores. Experimente plantar várias mudas no mesmo vaso. Suas flores são pequenas e graciosas em tons de rosa com anteras amarelinhas, muito fofas.
Uma das vantagens dessa planta é que pode ser cultivada tanto em sombra parcial quanto sol pleno. Resistente ao frio, gosta de regas regulares em solo rico de matéria orgânica.
17 – Pata de Elefante – (Beaucarnea recurvata)
Tem um lindo caule rústico e grosso com a base larga, característica de plantas que armazenam água. As folhas da Pata de Elefante são também encantadoras, formando uma cabeleira de folhas finas e pendentes. Pode chegar a mais de 2 metros de altura, porém seu crescimento é muito lento.
Para cultivo em vasos, tenha o cuidado de não encharcar o solo, que deve ser mais arenoso. Elas são perfeitas como plantas de sombra parcial, pois, demandam poucos cuidados. A minha Pata de Elefante fica na varanda onde tem se mostrado muito resistente a variações de temperatura e fortes correntes de ar.
ENTÃO, qual é a sua planta preferida? Comente aqui embaixo suas experiências! E se você quiser ideias sobre plantas de sombra total, visite nosso outro artigo.
18 Comments
Amei SABER mais sobre algumas plantas. TENHO algumas DESTAS que foi descritas e foi INCRÍVEL SABER mais sobre elas
Fico feliz Élita!
Q bno m gracias x tu ayuda aportada me encantan las plantas y tengo algunas adentro xo tengo poca luz en la casa no me da nada de sol en invierno m bds
Amei suas plantas todas muito lindas as dicas então nem se fala ,obrigada pelas dicas vou começar à fazer uso delas,obrigada mesmo aprendi muito, Deus abençoe você de coração e fique na paz do senhor Jesus
Gostei muito de saber sobre como cultivar essas plantas tenho algumas delas
Estou encantado com esse site que nos apresenta os nomes das plantas e seu melhor local de cultivo. Estou montando uma floricultura e o site tem me ajudado muito na escolha das plantas para diferentes ambientes. PARABÉNS!
Obrigada José Nelson, fico muito feliz por estar, de algum modo, contribuindo com seu projeto.
Eu tenho todas elas. Amei obter informacões preciodas.
Minha pata de elefante encaracolou as folhas longas pra baixo…porque, Está no vaso?
Que maravilha, este seu site, sou uma amante da natureza e curiosa no cultivo, tenho muitas destas que você citou e estou sempre adquirindo mais. Não saberia escolher uma que eu goste mais tenho de suculentas, violetas, cactos , orquídeas , pata
de elefante e outras. Obrigado pelos ensinamentos.
Adorei as explicações sobre as plantas, tenho algumas delas que descreveste e nunca soube os verdadeiros locais aonde coloca-las, agora aprendi.
Muito obrigada pelos ensinamentos.
Informações muito relevante para os cuidados que nossas plantas necessitam.
Adorei, E gostaria muito de receber orientações sobre folhagens de sombra pouco sol…Grata!
Eu tenho todas elas. Amei obter informacões preciodas.
Olá diversas dessas folhagens acima apresentadas eu tenho em meu jardim, como Croton, sempre lindos e vários. Gostei da leitura !
Adorei pq preciso de flores e plantas que precisam de pouco sol. Estou fazendo uma jardineira presa no muro e estou perdida no que colocar
Adoro flores e está sendo difícil. Óbrigada
Gostei muito de saber com certeza do local adequado, embora aqui em Rondônia é muito sol e muito calor no verão, as plantinhas sofrem. Mas obrigada pelas dicas.
OLá Aurimar, fico feliz que você gostou!